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O que é e para que serve o radiador?

O radiador é a parte do carro responsável por fazer a troca de calor entre o ar e o líquido, de forma a manter a temperatura do chamado líquido de arrefecimento. Esse equipamento, portanto, tem a função de impedir que o motor do carro aqueça demais e tenha seu desempenho prejudicado, podendo até fundi-lo, nos casos mais extremos.

 

Quais sinais indicam possíveis problemas com o radiador?

- Quando é preciso “completar a água” (fluido abaixo do indicador) com frequência.

- Luz de temperatura do motor do painel acesa.

- Carro superaquecendo frequentemente.

- Maior consumo de combustível.

- Demora para acelerar o carro.

Posso colocar qualquer água no radiador?

A água do radiador é, na verdade, uma mistura de água desmineralizada com um aditivo especial. Juntos, eles ajudam a refrescar o motor do carro, por meio da troca de calor. Portanto, nada de usar água da torneira ou mineral no radiador!

 

Quando trocar os aditivos do sistema?

Faça a revisão do líquido a cada 10 mil quilômetros, para verificar contaminação do líquido e corrosão. Geralmente, a recomendação das montadoras é para que o fluido aditivo seja trocado em intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada 12 meses, o que ocorrer primeiro. Mas cada veículo tem suas especificidades. O ideal é consultar o manual do proprietário sobre o intervalo recomendado.

 

Posso trocar o aditivo no posto de gasolina?

É só parar o carro para abastecer, e o frentista já se habilita para olhar se a água do radiador está ok. Mas será que tudo bem fazer esse serviço no posto? A resposta é não! O que torna a troca do fluido do radiador uma tarefa mais complexa do que possa parecer é a válvula termostática, que atua de acordo com a temperatura do motor, podendo reter parte considerável do líquido velho. Como o objetivo é fazer a substituição completa do líquido, o procedimento deve ser realizado em uma oficina especializada, com profissionais capacitados. Além disso, existem vários tipos de aditivos, é preciso saber o recomendado para cada veículo e se o estabelecimento possui tal variedade.

É importante que, ao trocar o fluido de arrefecimento, também seja verificada a condição das mangueiras, do radiador, da válvula termostática e da ventoinha.

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